quarta-feira, novembro 6, 2024
spot_img
More

    últimos posts

    Top 10 Cidades Mais Inteligentes do Mundo em 2024

    Estudo destaca inovação e qualidade de vida em 142 municípios

    As cidades mais inteligentes do mundo foram reveladas em abril com a divulgação da quinta edição do Smart City Index, elaborado pelo Institute for Management Development (IMD). O índice avalia aspectos econômicos, tecnológicos, ambientais e de qualidade de vida.

    O levantamento considera dados coletados em 142 cidades ao redor do mundo, com respostas de 120 residentes em cada município. Segundo o IMD, uma cidade inteligente é “um ambiente urbano que aplica tecnologia para aumentar os benefícios e diminuir as deficiências da urbanização para seus cidadãos.”

    Confira: João Guilherme Critica Daniel Alves em Entrevista: ‘Péssima Experiência’

    O estudo revela como a infraestrutura e a tecnologia podem impactar a performance e a qualidade de vida dos moradores de uma cidade. Na maioria das cidades mais inteligentes do topo da lista, foram registrados investimentos contra desigualdades e a favor da inclusão, além de esforços no sentido da inovação.

    Três das dez cidades mais inteligentes do mundo estão localizadas na Suíça, destacando-se por seus ambientes sociais e econômicos previsíveis, mesmo em um cenário global de incertezas.

    Confira, a seguir, as dez cidades mais inteligentes do mundo:

    Top 10 Cidades Mais Inteligentes do Mundo

    10 Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

    ABU DABI

    Abu Dhabi subiu três posições no ranking em 2024 das cidades mais inteligentes do mundo, sendo bem avaliada pela facilidade de transporte e reservas online, altos níveis de saneamento, bom ensino de conhecimentos digitais nas escolas e inclusão étnica.

    A cidade possui sistemas de transporte inteligentes e sustentáveis, como o bairro planejado Masdar City, que combina arquitetura tradicional e tecnologia moderna com uso extensivo de painéis solares.

    9 Helsinque, Finlândia

    HELSINKI

    Helsinque atrai muitos projetos piloto graças à sua política de dados abertos. A cidade oferece um sistema de gestão de resíduos subterrâneo, grande quantidade de análise de dados para planejamento urbano e incentivos para transporte ambientalmente amigável, onde as pessoas podem trocar pontos por visitas gratuitas a saunas.

    8 Londres, Reino Unido

    LONDRES

    Londres é bem avaliada por seus serviços online e infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. A cidade tem um sistema de transporte eficiente e está comprometida com a sustentabilidade, visando que 80% das viagens sejam realizadas por transporte ativo até 2041.

    O desenvolvimento da infraestrutura dos veículos elétricos está intimamente ligado à política de Zonas de Ultra Baixa Emissão.

    7 Lausanne, Suíça

    LAUSANNE

    Lausanne, com uma população de cerca de 150 mil habitantes, é conhecida por sua proximidade com a natureza e espaços verdes. A cidade investe em parques e jardins, plantando mais de 1.400 árvores novas anualmente.

    Lausanne também promove serviços digitais para moradores e visitantes, incluindo um aplicativo que oferece informações práticas sobre a cidade.

    6 Copenhague, Dinamarca

    COPENHAGUE

    Copenhague trabalha ativamente para tornar a cidade mais limpa e saudável, testando soluções de TI para cidade inteligente em seu laboratório de soluções e como sempre, ficando entre as cidades mais inteligentes do mundo.

    A cidade oferece acesso gratuito a fontes de dados públicas, incentivando inovações como sistemas de previsão de vagas de estacionamento.

    5 Singapura

    SINGAPURA

    Singapura subiu no ranking graças à alta conectividade, segurança e processamento online de documentos e está cada vez mais perto do top 3 cidades mais inteligentes do mundo.

    O transporte público é beneficiado por dados abertos e tecnologias de pagamento sem contato, enquanto a sustentabilidade é promovida através da agricultura urbana e otimização do uso de água em fazendas hidropônicas.

    4 Genebra, Suíça

    GENEBRA

    Genebra lançou a iniciativa Smart Geneva, focando em transformar o território com a participação dos habitantes.

    Explore a Novidade em Apostas no Brasil: Bora Jogar

    A cidade oferece um sistema de estacionamento inteligente que informa motoristas sobre vagas disponíveis via celular, além de iluminação modular, serviços de reciclagem sustentáveis e segurança pública aprimorada.

    3 Camberra, Austrália

    CAMBERRA

    Camberra se destaca pela baixa poluição do ar, abundância de áreas verdes e forte senso de inclusão. A cidade investe em energia limpa e renovável, com metas ambiciosas para atingir zero emissões até 2045. Iniciativas inteligentes incluem sistemas de iluminação inteligente, gestão de resíduos e tráfego, além de infraestrutura para startups e coworking.

    2 Oslo, Noruega

    OSLO

    A capital norueguesa está investindo pesadamente em carros elétricos, com planos para que todos os veículos da cidade sejam elétricos até 2025. Incentivos como estacionamento gratuito, uso de faixas de ônibus e menores taxas são oferecidos.

    Além disso, Oslo fica em segundo lugar entre as cidades cidades mais inteligentes e está desenvolvendo canteiros de obras com zero emissões e modernizando prédios para implementar sistemas de gestão de resíduos circulares e energia verde.

    1 Zurique, Suíça

    ZURIQUE

    A cidade de Zurique fica em primeiro lugar entre as 10 cidades mais inteligentes do mundo e foca em três áreas principais em sua estratégia inteligente: formas futuras de mobilidade pública integrada, cidade digital e participação inteligente.

    Projetos notáveis incluem o Pikmi, um serviço de táxi sob demanda que usa carona compartilhada; LoRaWan, uma rede de longa distância que possibilita sensores IoT em espaços públicos; e HoloPlanning, que utiliza óculos de realidade aumentada para visualizar futuros edifícios e infraestruturas como hologramas 3D semi-transparentes.

    spot_img
    spot_img

    últimos posts

    spot_imgspot_img

    Veja mais